sexta-feira, 29 de junho de 2007

O novo Porto...

Campeão! No meu segundo post aqui no "Tudo ao Ataque" faço referência ao facto de acreditar que um campeão é sempre um justo campeão. MAs que até o título do Benfica em 2004-05 me fez vacilar. Pois bem... O Porto foi Campeão sem ser um inequívoco Campeão. Um ponto os separou do 2º Classificado e quer queiram quer não... aquela mão do Rony em Alvalade foi mesmo a mão de Deus certo?

Treinador: Jesualdo Ferreira:
Finalmente aos 60 anos ganha um título. Não me parece suficiente para quem já passou pelas selecções jovens e já treinou um grande. É verdade que o trabalho efectuado no Braga é muito bom, mas sempre que foi confrontado com um projecto mais aliciante ou arrojado nunca conseguiu vingar, leia-se fazer uma boa travessia na UEFA com o Braga e ser Campeão com o Benfica. Esta ano ser campeão com o Porto foi quase como que uma obrigação conseguida sem brilho.

Guarda-Redes: Helton, Nuno, Ventura
Helton é o melhor Guarda-Redes do campeonato português. Elástico, o brasileiro transmite-nos uma calma assustadora dentro de campo. É fantástico e uma segurança para o F.C. do Porto.

Defesa-Central: Pepe, Bruno Alves, Pedro Emanuel, João Paulo
Bom conjunto de 4 opções para o eixo da defesa.
Pepe é provavelmente o melhor defesa-central da 1ª Liga Portuguesa. De elevada estatura domina o jogo aéreo com mestria, é forte na marcação e perfeito nas dobras aos colegas. Ainda consegue sair a jogar com inteligência. Muito Bom.
Pedro Emanuel é um jogador de muita raça, muito querer e muita vontade. Não é um exemplo de posicionamento, nem um jogador de classe contudo já demonstrou no passado ser um bom central. Suficientemente bom para ser titular na equipa.
João Paulo era um jogador importante em Leiria, Grande, forte na marcação e com um remate forte tanto de cabeça como com os pés ~tenho dúvidas que seja importante nesta equipa. Uma lesão grave tirou.lhe ritmo e agora deve passar por uma fase de recuperação a vários níveis.
Bruno Alves. Não gosto do jogador definitivamente. Ele é mau jogador. Ao lado de Pepe e atrás de Lucho e Paulo Assunção a jogar no campeonato português disfarça... mas por favor...

Defesa-Direito: Bosingwa, Fucile
Bosingwa é o melhor lateral-direito a jogar em Portugal e na minha opinião um dos melhores de toda a Europa. É Bom tecnicamente, excelente no posicionamento. Muito veloz, recupera muito bem depois de subi. É um desequilibrador por excelência nos movimentos ofensivos da equipa. Selecção para ele já!
Fucile: Gosto de Fucile, é muito certinho. Não deslumbra num raide ofensivo mas a sua regularidade e inteligência em campo fazem dele uma opção credível.

Defesa-Esquerdo: Marek Cech, Lino
Eu gosto de Cech. Acho-o um lateral que defende e ataca bem, mas não esperem que seja igual ao colega do outro lado...
Lino: O polivalente jogador marcou 5 golos na época passada e será uma opção importante para a marcação de livres.

Trinco: Paulo Assunção, Raul Meireles
São dois jogadores diferente.
Paulo Assunção é para mim o natural titular. Melhor a nível táctico não sente necessidade de grandes desarmes nem de estar nas vistas porque tem uma cultura posicional fora do normal. Com bola é rápido a largar e sempre curto. É um tampão da defesa e um ocupador de espaços exímio.
Raul Meireles é limitado com a bola nos pés. É inferior a nível posicional mas não deixa de ser um futebolista de qualidade. Só não aprecio o seu estilo. Grande Remate!

nº8: Lucho González, Kazmierczak, Leandro Lima, Castro
Leandro Lima: Trata-se de um médio versátil, talhado para conduzir o fluxo atacante, mas que empresta ao seu jogo uma componente táctica importante no processo defensivo, fechando os espaços sem perder influência na transição defesa/ataque.
Fernando: um médio forte na marcação e com capacidade ofensiva, aquilo que se pode apelidar de um típico número oito. Representou a selecção brasileira no Campeonato Sul Americano de sub-20.
Lucho Gonzalez: Lucho é um dos símbolo do actual Porto. No top5 da Liga Lucho é excelente no serviço de ataque da equipa e devido ao seu posicionamento excelente é importante na transição ataque-defesa. Titular indiscutível.
Castro: Com 19 anos cumpre um sonho. É um médio de transições que defende bem e ataca melhor.
Kazmierczak: Trata bem a bola, tem excelente posicionamento, defende e ataca bem. É um médio-centro goleador. Deu nas vistas no Boavista e merece agora uma oportunidade num grande.

nº10, Jorginho, Luís Aguiar, (Lucho)
Luis Aguiar: Joga em qualquer posição da frente de ataque menos a ponte-de-lança. Criativo e imaginativo joga com os dois pés. O antigo treinador compara-o a Francescoli e diz que o uruguaio tem uma facilidade de remate tremenda.
Jorginho: Não aprecio este jogador. Acho que se torna bom em Setúbal porque em terra de cegos quem tem olho é rei.

Alas: Quaresma, Lizandro
Quaresma é o mágico que todos gostava de ter na sua equipa. O melhor jogador da 1ª Liga Portuguesa já merecia um grande mundial. Elegante, rápido, bom a cruzar, excelente e mágico até no confronto com os adversários Ricardo faz toda a diferença.
Lizandro López: É um jogador versátil que pode ocupar vários lugares a frente de ataque. Espera-se que seja um Ala Direito de luta e de muita vontade. Gosta de surgir no meio para finalizar. Muito bom jogador.

Avançados: Adriano, Rentería, Rui Pedro, Edgar, Postiga
Edgar: Tem 20 anos e 1,91m de altura. De cabeça é um Jardel!
Adriano: É um jogador que arrasta amores e ódios. Eu pessoalmente adoro pela simples razão que marca golos. Afinal o que se pede a um avançado?
Rui Pedro: Ex-Júnior tem de esperar por oportunidades.
Rentería: Apagado no ano passado não foi a contratação de Dezembro esperada. O Colombiano já foi em tempo procurado pelo Milan e Real Madrid, quando era figura-mor na selecção Sub-21 Colombiana. Veremos se é este jogador que surge nesta nova época.
Postiga: Não é seguro que continuo de Dragão ao peito. E sinceramente não entendo porquê... Não é um matador... mas também não é daqueles que jogam de costas para a Baliza. Tem instinto, formação e técnica. Gosto dele.

É já uma equipa que aparenta ter "mil e uma opções" para todos os lugares... menos para as alas. É urgente a contratação de dois Médio-Alas de grande qualidade. Se assim for a equipa parte para a nova época mais forte que na época passada.

Sem comentários: