quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Veloso melhor...

Antes de recomeçar com posts assíduos neste blog um comentário à recente votação sobre o melhor trinco da actualidade do futebol português...

68% dos cibernautas votaram e bem em Miguel Veloso o que lhe valeu a vitória.

Porque votou a maioria em Miguel Veloso se a maioria de adeptos é benfiquista? Pois... porque Veloso é mesmo melhor que os outro.

Miguel é um trinco moderno, na onda de Pirlo e Redondo. Tecnicamente é muito evoluído, tem boas recepções de bola, solta-a no momento certo. As suas decisões com bola são sempre as melhores, quer em passes curtos, quer em passes longos. Decide rápido e bem.
Sem bola é muito bom a nível posicional o que possibilita eliminar linhas de passe aos adversário, o que por sua vez os obriga a tomar outras decisões menos perigosas para a equipa do Sporting. Quando é obrigado a fazer cortes demonstra bom tempo de entrada e uma pressão inteligente e intensa.
À parte disto, Veloso é um jogador de classe pela elegância com que brinda os adeptos em cada lance.

No outro dia estava num café perto de minha casa e enquanto passava os olhos pelo jornal ouvia uma conversa engraçada de uns senhores já "experientes" da vida a falar sobre o actual momento do futebol português.
Um dos sábio senhores soltou: "Já não há jogadores como antigamente! Daqueles que correm quilómetros! Raçudos!"
E o amigo concordou: "É verdade, hoje em dia até passam modelos, se eles corressem mais e transpirassem a camisola era melhor!"

Pois, estes senhores votaram Petit certamente...
É verdade, o Petit não é bom posicionalmente. E não é bom mesmo! Simplesmente porque não ocupa uma posição de pressão, não marca`à zona nem corta linhas de passe. Ele prefere correr para onde está a bola, ir direito ao portador da bola, e se possível cortá-la com vigor e... raçudez... acho que é assim...
Petit não tem um bom passe longo, e no curto faz o óbvio e nada mais que o óbvio. Não gere ritmos de jogo da equipa porque sinceramente nem deve saber o que isso é. Tenho um miúdo na minha equipa de Iniciados que faz melhor esta posição. E juro que não estou a gozar.

Em relação ao Raúl Meireles, ele nem está a jogar a trinco no Porto. Acho que é um bom jogador, mas na linha do razoável.

2 comentários:

Bernardo disse...

Olá, olá... De volta??? Já não escrevia nada há muito tempo... Quanto a este "post" o k tenho a dizer é o seguinte: fui das pessoas que votou no jovem miguel veloso e apesar de ser benfiquista tenho de admitir, sem clubismos, que é de longe o melhor trinco do país... Inteligente como há poucos actualemente, veloso combina a destreza, técnica e elegância com um posicionamento fantastico e um optimo pé esquerdo, entre outras coisas... Quanto a petit, não é tão mão como o mister diz mas também não é tão bom como o miguel...
Raul meireles... bem, este acho que é bom, inteligente e com bom remate de longe mas ainda lhe falta muito...
Com desejo que escreva assiduamente, do seu jogador e amigo:
Bernardo_10

PS: Quem é o tal médio defensivo da sua equipa de iniciados??? LOL

João Gonçalo disse...

Olá Bernardo. Antes de mais obrigado por seres um cibernauta assíduo do meu blog, e do nosso blog.
Dá para veres por este post o valor que dou a um trinco numa equipa de futebol moderno. Já não vale aquele trinco raçudo que corre por correr. Hoje o 10 recuou no campo, e o valor das primeiras transicções é fundamental. O trinco é fundamental e tem de ter muita bola, tem de jogar curto e longo, de virar o jogo, de estabelecer o ritmo de jogo da equipa e tomar decisões que influenciam todo o jogo da equipa.
Por isto tudo e muito mais um jogador bom tecnicamente, posicionalmente, e inteligente deve ser o médio-defensivo. O Petit não é bom posicionalmente, não é bom tecnicamente e inteligente é palavra que não existe no seu dicionário. Portanto das duas uma... ou faz um bom líbero nas distritais, ou um razoável lateral na 2ªB...

Abraço