segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O actual estado do Sporting

O que não deve mudar:
O sistema táctico: o 442 losango está mais que interiorizado, está mais que trabalhado. A mentalidade de Paulo Bento combina na perfeição com o sistema adoptado. Bento é calculista e frio na análise do jogo. Faz o necessário para ganhar. Gosta de controlar o jogo sem grandes pressas nem grandes desvios a um padrão conservador, mas acima de tudo eficiente. o 442 favorece as características do plantel e fornece ao Sporting sempre uma superioridade numérica a meio-campo comparativamente aos seus oponentes. Mais, permite a junção de 2 avançados na frente de ataque o que torna sempre mais complexa a forma de defender dos adversários. O sporting sempre praticou bom futebol com este sistema porquê mudar agora? Porque os adversários já sabem como o Sporting joga? Ridículo! Então e as equipas que jogam em 433, sistemas mais simples que este não existem! Então e por isso as outras equipas se encaixam bem? parece que não.

Paulo Bento: Ele é bom e ponto final. Lá porque a equipa não está a jogar bem neste momento a culpa é dele? Não! Cada adepto que acena lenços brancos é um otário! Não vê futebol para além do óbvio e do básico.
Paulo Bento, Leonel Pontes e Carlos Pereira acompanhados de Pedro Barbosa devem fazer a melhor equipa técnica-directiva mais competente que está ao serviço de uma equipa portuguesa. Todos os seus métodos de trabalho são do mais moderno, inovador e acertado que se pratica no mundo. As condições de trabalho são das melhores da Europa.
Bento tem todos os jogadores na mão, todos gostam dele e mais: Quando há problemas ele sabe resolve-los com justiça perante todos, o que o faz ganhar o grupo.

Então o que está mal no reino do leão?

Problemas comuns a todas as equipas... Problemas que se resolvem com golos ao cair do pano, com vitórias por 1-0 depois de exibições péssimas... O Benfica de Trapattonni jogou o pior futebol do Benfica dos últimos anos, mas ganhava 1-0 aqui, 2-1 ali e foi campeão. Se houvesse justiça ou menos sorte por parte da equipa encarnada nessa altura certamente se falava em crise. O Sporting jogou muito melhor que o Leiria. Se o penalty de Polga entra e se Rui Patrício defendesse aquela bola rapidamente se falaria de uma boa exibição que culminara numa vitória folgada e fácil que devolveu a tranquilidade ao Sporting.

Portanto concluo que o Sporting vai no bom caminho e que com uma ponta de sorte os bons resultados vão voltar. contudo pode ser tarde para o título.

3 comentários:

Bernardo disse...

Antes de mais bem-vindo de volta, como seu leitor assíduo devo admitir que já estava com saudades de ler os teus posts... Quanto ao estado do Sporting penso que é um tema muito complexo e que este resulta de um culminar de factores que leva a resultados menos conseguidos mas de certeza que não está tudo bem no balneário, aí João tenho de discordar consigo pois não são normais algumas noticias que aparecem nos jornais relativamente a certos jogadores, nomeadamente o liedson (só agora acabei de me lembrar de duas historias caricatas acontecidas esta época). No entanto se me perguntassem se o Sporting tem jogado mal, eu responderia prontamente que não e concordo consigo quando diz que o Paulo bento é um bom treinador, ele é bom, mesmo bom... Também temos de olhar para as opções válidas do Sporting, quantas são? 14? 15? e aí que está uma das grandes diferenças entre os leões e os outros grandes, enquanto quer o Benfica, quer o porto têm soluções viáveis no banco de suplentes, o plantel do Sporting é muito curto, tendo um bom onze base mas poucos jogadores à altura de substituíram os habituais titulares... Continuo a achar que caso melhorem, ainda é possível lutar pelo 2º lugar (que já é difícil), agora o titulo, esse já vai muito longe e no meu entender é pouco provável que saia do dragão, quer seja para a luz, quer seja para Alvalade...
Abraço
Bernardo_7

João Gonçalo disse...

Olá Bernardo. Em relação aos problemas de balneário do Sporting parece-me que se trata de um assunto subjectivo. Desde o dia em que um jornalista da Bola perguntou ao meu irmão quem era o central alto do Leiris (Éder) já acredito em tudo. Por vezes pequenos atritos só porque o Liedson está no meio torna-se um grande problema para a imprensa. Não sabemos se tudo o que aparece é verdade... em relação às 14,15 opções no plantel também discordo. Ronny é fraco mas Had pelo que mostrou parece uma opção válida embora o SCP deva procurar um outro lateal esquerdo. Derlei e Pedro Silva são reforço que estão a chegar. No meio-campo Adrien e Celsinho tâm qualidade e ainda não jogaram. Frnerud é discutivel mas já sei que não gostas. Apenas Paredes é carta fora do baralho. Na frente não gosto de Djaló apenas. Izmailov, Simon e Purovic são reforços também. Este dois últimos com apenas 21 e 22 anos...

Abraço

Anónimo disse...

"Não! Cada adepto que acena lenços brancos é um otário!"

eh, eh, eh... concordo com isto.

eu fico cheio de vergonha cada vez q vejo essas cenas à minha volta no estádio.